Consulta Higiene Oral

Importância da Higiene Oral

A Higiene Oral é uma das componentes mais relevantes da saúde oral. A importância da Higiene Oral mede-se num eixo fundamental, a manutenção, que se divide em dois fatores:

  • a manutenção da saúde oral de forma genérica, que é feita em casa ou no consultório;
  • a boa conservação dos tratamentos realizados, que deve ser verificada em consultório pelo médico-dentista.

Mas porque é que deve ir ao dentista se não lhe dói o dente?

A pergunta é pertinente. As respostas são simples e a clinica dentária de Queluz - Maxiclin, partilha-as consigo.

Seguro e Eficaz

Processo Rápido

Resultado Imediato

Acompanhar a saúde oral

Ir ao consultório do médico-dentista de forma regular ajudará a que o dentista – ou o/a higienista oral – possa acompanhar a sua saúde oral entre as consultas. Nestas consultas, o profissional terá a cabo a missão de analisar a saúde dos seus dentes e gengivas. As vantagens da prevenção são imensas, sobretudo quando se fala de dentes.

Como sabemos, quanto pior o problema num dente ou em vários dentes – pior o custo, e pior a dor. Enfim, tudo pior. Caso haja algum problema com necessidade de acompanhamento mais aprofundado, o profissional irá encaminhar o paciente para a especialidade certa.

Ter cuidados de Higiene Oral tem dois sentidos – e são ambos extraordinariamente importantes. Significa ir às consultas de Higiene Oral – uma consulta de rotina no dentista, por exemplo – mas também tratar bem dos dentes em casa - isto é, a Higiene Oral num sentido mais lato.

Por exemplo, escovar bem os dentes, usar um escovilhão e um fio dentário – e já agora não comer muitos doces – fazem parte da Higiene Oral que todos nós podemos fazer em casa todos os dias. Depois, há a Higiene Oral a cargo do dentista – a especialidade.

Na Maxiclin temos várias especialidades e tratamentos dentários prontos a ajudar – para qualquer problema que tenha com os seus dentes e gengivas.


Prevenção de doenças gengivais

Uma das doenças mais críticas é a infeção dos tecidos que rodeiam os seus dentes – e que pode até provocar perda de massa óssea. Ter uma boa Higiene Oral em casa e ser acompanhado regularmente pelo dentista irá prevenir variados problemas na gengiva, bem como deteta-los antes que se tornem em problemas maiores.

A gengivite e a periodontite podem ser evitadas. Uma boa Higiene Oral cuidará bem das suas gengivas, evitando problemas.


Um sorriso bonito e saudável

A relação entre ter uma saúde oral frágil e as doenças crónicas já foi estabelecida há muito pela ciência e pela medicinal. Entre essas doenças estão a Diabetes Mellitus, as doenças cardiovasculares, e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ir frequentemente ao dentista e ter bons hábitos de Higiene Oral irá ajudar a manter dentes sãos – e o corpo são também.

Sabemos bem que ter um sorriso bonito ajuda a elevar os níveis de confiança e autoestima de qualquer pessoa. Tudo isso acaba por ter implicações na vida social e profissional. Ter bons hábitos de Higiene Oral ajudará a que se sinta melhor consigo mesmo.


Manter os tratamentos

Um capítulo fundamental da Higiene Oral é fazer a “revisão” dos tratamentos dentários efetuados no passado. É imperativo verificar se as coroas, os implantes dentários, as próteses ou as pontes, tal como as restaurações, os aparelhos ortodônticos e as desvitalizações estão em bom estado.

Quanto melhor for a manutenção, mais tempo durarão estes tratamentos. Há também tratamentos típicos de uma consulta de Higiene Oral, como o uso de selantes, a destartarização e a aplicação de flúor.

O uso de selantes na Higiene Oral

Este é um tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, e que após a fotopolimerização – que é uma reação química à luz emitida – forma uma superfície dura, lisa e mais fácil de higienizar. Garante-se assim uma maior durabilidade nos procedimentos.

Destartarização na Higiene Oral

Este tratamento consiste na remoção da placa bacteriana – e do tártaro – das superfícies dos dentes com curetas manuais ou aparelhos de ultrassons. O objetivo é eliminar os fatores responsáveis pela maioria dos problemas nos dentes e gengivas. Limpar os dentes é fácil e deve ser feito de 6 em 6 meses.

Aplicação de Flúor na Higiene Oral

O flúor é aplicado para prevenir cáries e reduzir a sensibilidade dentária. Consiste tão só na aplicação de um gel com flúor nas superfícies dos dentes. Este composto tem como objetivo atuar sobre o esmalte dos dentes, fortalecendo a sua estrutura através da sua remineralização.

Tem dúvidas sobre Higiene Oral? Estamos aqui para o ajudar. Contacte-nos com as suas questões.


Agende já a sua consulta

Faça agora o seu pré-agendamento, responderemos com a máxima brevidade.

Escolha o dia e o horário preferencial:

Clínica Dentária em Queluz, Sinta - Lisboa
N.º Registo 12246
E103359

Licença 1957/2011

Livro de Reclamações

Horário de Atendimento

Segunda-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Terça-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Quarta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Quinta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Sexta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Sábado
Fechado
Domingo
Fechado
Enviar mensagem
Precisa de ajuda? 😊
Olá! 👋 No que podemos ajudar?
Clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem no WhatsApp.