Desvitalizar Dentes – Endodontia

Infeção dentária? Desvitalização de dentes como solução

Desvitalizar um dente é um dos procedimentos médico-dentários mais comuns aqui na Maxiclin, clínica dentária em Queluz.

Conhecida clinicamente como endodontia, a desvitalização do dente deve ser feita quando a polpa dentária está inflamada ou deteriorada. Entre os fatores mais comuns para estes problemas estão:

  • as cáries
  • as fraturas
  • as infiltrações nas restaurações
  • traumatismos

Por isso, quando se pergunta o que é endodontia, a resposta simples é: resolver um problema muito comum nos nossos dentes atualmente. Normalmente, um dentista faz endodontia no seu consultório de forma muito regular. É um tratamento simples, mas que deve ser explicado.

Seguro e Eficaz

Processo Rápido

Resultado Imediato

Desvitalizar dente: o que é?

A endodontia, desvitalização do dente ou tratamento de canal é o procedimento através do qual se remove todo o tecido orgânico na polpa e o interior das raízes dos dentes – dentro do canal dentário, portanto.

Para o efeito, o dentista pode usar várias ferramentas: a observação direta, o raio x dentário e o teste de sensibilidade dentária, aferindo assim a gravidade do problema e os procedimentos a seguir. É claro que antes dos problemas se tornarem particularmente graves, devemos prestar atenção aos sintomas.

O autocuidado é sempre muito importante quando se fala em dentes.


Os sintomas que podem levar à desvitalização

Para além de provocar imenso desconforto durante a mastigação ou aquando do toque, um sintoma comum e indicador de problemas é a sensibilidade ao frio – e mais tarde, ao calor – dos dentes. Quando a situação se agrava– e o nervo morre – a dor pode ser muito mais aguda e localizada.

Quando isso acontece, também podem ocorrer abcessos. Caso se verifique uma pulpite – que não é mais do que uma inflamação da polpa dentária – ou até mesmo uma inflamação do nervo dentário ou da polpa - por norma associados a uma infeção dentária - que não pode ser revertida, a desvitalização pode ser a única possibilidade para evitar a extração do dente.


Preço desvitalização do dente

Desvitalizar o dente tem o preço das consultas que levam a completar o tratamento – que por norma são mais do que uma, embora existam exceções. Quer isto dizer que desvitalizar o dente pode durar várias sessões - consoante o dente e a gravidade de cada problema específico.

Em endodontia o preço pode assim variar bastante. Convém também salientar que devem ser considerados os eventuais custos relativos à posterior restauração do dente, fator que é implicado pelo seu grau de destruição.

Em alguns casos, poderá ter que se recorrer a coroas ou pivots, o que pode encarecer o processo.


O processo de desvitalização, passo a passo

  1. O processo da desvitalização começa com a limpeza da cárie – caso esta existe – e o dente é aberto com a ajuda de uma broca, expondo a polpa dentária e a entrada dos canais radiculares.
  2. De seguida é removido o tecido orgânico na polpa e do interior dos canais com umas limas especialmente fabricadas para o efeito.
  3. As mesmas são introduzidas com movimentos circulares, limpando devidamente os canais. Tal como os canais, as limas têm diferentes tamanhos e espessuras. Após a limpeza dos canais é feita uma radiografia com as limas introduzidas – determinado assim o comprimento certo do canal.
  4. Durante esta fase do processo são utilizados produtos desinfetantes e antissépticos, administrando-se também uma medicação intracanal para controlar da infeção entre as sessões.
  5. Depois da remoção completa do tecido afetado, o canal é alargado com as limas até se encontrar a dimensão perfeita para que possa ser preenchido com o material substituto do nervo removido.
  6. Assim, depois de seco, introduz-se um componente de borracha embebido em material biocompatível de nome Guta-percha e os canais são fechados de forma definitiva. Entre as sessões o dente não fica terminado, mas sim provisoriamente pronto.
  7. Deve-se dizer, contudo, que fica completamente protegido através da colocação de um cimento específico. O processo termina depois com a restauração definitiva – ou a restauração da coroa.

Cada consulta ou sessão poderá durar de trinta a quarenta e cinco minutos, mas essa duração irá variar de caso clínico para caso clínico e de consultório para consultório.


Desvitalizar o dente dói?

Ir ao dentista e ter dores é um dos maiores mitos que ainda persistem sobre dentes e dentistas – mas desvitalizar o dente não tem mesmo de ser um processo desconfortável. Uma forma de evitar a dor é, por exemplo, através de uma anestesia local.

Em certos casos, pode também recorrer-se a medicação pós-tratamento para simplificar o processo e evitar dores maiores. Tem dúvidas sobre desvitalização de dentes? Pergunte-nos. Estamos aqui para ajudar.


Agende já a sua consulta

Faça agora o seu pré-agendamento, responderemos com a máxima brevidade.

Escolha o dia e o horário preferencial:

Clínica Dentária em Queluz, Sinta - Lisboa
N.º Registo 12246
E103359

Licença 1957/2011

Livro de Reclamações

Horário de Atendimento

Segunda-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Terça-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Quarta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Quinta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Sexta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Sábado
Fechado
Domingo
Fechado
Enviar mensagem
Precisa de ajuda? 😊
Olá! 👋 No que podemos ajudar?
Clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem no WhatsApp.