Tratamento para o bruxismo
Apesar dos nomes conhecidos de algumas patologias associadas a esta questão não serem particularmente agradáveis – por exemplo, ter sintomas de bruxismo não será o slogan mais agradável de todos - ir a um especialista em oclusão dentária não é diferente de qualquer outra experiência no dentista.
Aqui na Maxiclin, clínica dentária de Queluz, procuramos sempre que tenha a melhor quando nos visita. E isso começa tendo mais informação sobre os seus dentes, respetivos problemas e como os resolver com conforto e sem dor.
Seguro e Eficaz
Processo Rápido
Resultado Imediato
O que é, afinal, oclusão dentária?
A oclusão dentária é um problema comum à maioria da população. Números recentes indicam que 90% da população sofre de oclusão dentária. A boa notícia é que parte dessa população nem sequer dá conta do problema que tem e não precisa de pensar na equação com as variáveis oclusão dentária e tratamento.
Porém, muitos pacientes têm sintomas que são suficientemente incomodativos para serem considerados um problema, tendo por isso de ser resolvidos por um dentista especialista em oclusão.
A oclusão dentária associa-se à relação funcional entre dentes, gengivas, articulação temporomandibular e os mais variados componentes deste sistema. Isto é, à forma como os nossos dentes e maxilares encaixam uns nos outros. Esse equilíbrio é muito importante por vários motivos: para mastigar, deglutir e falar.
Em termos simples, a má oclusão dentária é sinónimo de desalinhamento dos dentes superiores e inferiores. Resultado? Consequências para os dentes e para as respetivas funções. É fácil: os nossos dentes da arcada superior – maxilar – têm de relacionar bem com os dentes da arcada inferior – mandíbula.
O que provoca a má oclusão dentária
Hábitos como:
- morder os lábios
- chuchar no dedo
- roer as unhas
- bruxismo.
As parafunções orais – como são chamadas clinicamente – têm um papel muito importante na má oclusão dentária. Este tipo de comportamentos – levados a cabo de forma sistemática - provocam alterações na posição e formato dos nossos dentes, que assim deixam de encaixar uns nos outros corretamente.
Uma das mais proeminentes causas de má oclusão são os defeitos ao nível da mandíbula. Acidentes, defeitos de nascença e o envelhecimento contribuem para que a nossa mandíbula não tenha espaço suficiente para sustentar os dentes da arcada inferior. Consequência?
Os dentes inferiores – definitivos – podem nascer desalinhados ou desalinhar-se com o tempo.
Relevante para a oclusão dentária é também a perda dentária. Quando se perde um dente definitivo e este não é substituído fica um espaço livre na boca. O que acontece depois é o nosso organismo a reagir e os dentes vizinhos começam a deitar-se para ocupar o espaço. É o suficiente para criar desequilíbrios para os dentes opostos.
Má oclusão dentária e bruxismo
A má oclusão dentária pode provocar o aparecimento do bruxismo. Os sintomas de bruxismo são: apertar ou ranger dos dentes, o que pode ocorrer durante o dia ou de noite. O bruxismo tem causas como:
- o stress
- a ansiedade
- os distúrbios de sono
- má oclusão dentária
Existe tratamento para o bruxismo, como para a má oclusão dentária. Se a má oclusão originar o bruxismo, podem surgir problemas no dia a dia do paciente. Por exemplo, após uma noite de sono, este pode acordar com enxaquecas ou dor de cabeça. Para além disso, o maxilar pode bloquear e estalar.
Má oclusão dentária e bruxismo: tratamento
Na má oclusão e no bruxismo há sintomas, mas também tratamento. Começa-se, como sempre, pelo diagnóstico de bruxismo feito pelo especialista em oclusão dentária. De seguida, pode avançar-se para vários tipos de tratamentos dentários como, colocação de aparelho dentário, implantes dentários , facetas dentárias, cirurgia oral e colocação de goteira oclusal. A saber:
Aparelho Dentário
A ideia neste caso é que haja um alinhamento dentário adequado, através do uso do aparelho odontológico. Este deve ser usado de 6 meses até 2 anos, mas a duração pode variar em função da gravidade da situação;
Implantes Dentários
Se o desequilíbrio acontecer devido à falta de dentes, os implantes dentários podem ajudar a restabelecer o equilíbrio, resolvendo assim a oclusão dentária;
Facetas Dentárias
O uso de facetas altera os dentes a nível de comprimento, forma e superfície. Se a forma inadequada de dente for o problema, o mesmo ficará resolvido com o uso de facetas dentárias;
Cirurgia Oral
Em casos mais graves, a cirurgia pode ser a última opção para o resolver o problema;
Goteira Oclusal
A goteira oclusal pode ser indicada para proteger os dentes, especialmente em casos de bruxismo - em que há movimentos involuntários durante a noite.
Se ficou com dúvidas sobre oclusão dentária e bruxismo, contacte-nos. A equipa de médicos dentistas da Maxiclin terá todo o gosto em esclarecer as suas questões.
Agende já a sua consulta
Faça agora o seu pré-agendamento, responderemos com a máxima brevidade.