Implantes Dentários

Reabilitação de zonas sem dentes com implantes dentários imediatos

As perguntas sobre o que é um implante dentário sucedem-se! Qual o preço de implantes dentários? Como colocar um implante dentário? Quanto tempo dura um implante dentário? Quais os tipos de implantes dentários que existem? Um implante dentário é imediato?

Como clínica de implantes dentários que é - para além das mais variadas especialidades e tratamentos dentários – a Maxiclin, clínica dentária em Queluz, tem respostas para ajudar os nossos pacientes a fazerem escolhas de forma informada.

Seguro e Eficaz

Processo Rápido

Resultado Imediato

O que é um Implante Dentário?

Um implante dentário é um componente cirúrgico que se implanta numa área onde já não existe dente natural - um procedimento que permite a colocação de coroas.

Estudos realizados a partir dos anos ’70 concluíram que a colocação de um implante de titânio era aceite pelo tecido ósseo, podendo este ser um processo de bio aceitação progressiva que – de forma perfeitamente natural - termina em poucas semanas.

Sobre uma das procuras mais típicas na internet sobre o tema - “implantes dentários tempo de recuperação” - deve dizer-se que em determinados casos a coroa - embora não a definitiva - pode até ser colocada no mesmo dia. A avaliação será feita caso a caso pelo médico dentista responsável.

As vantagens de um implante dentário são várias, nomeadamente do ponto de vista funcional e estético, como:

  • reabilitação de zonas sem dentes
  • proporcionar uma melhor mastigação
  • aparência mais cuidada que contribui para o bem-estar do paciente

Como clínica que faz implantes dentários, devemos sublinhar que este é um tratamento acima de tudo clínico, embora tenha uma dimensão estética importante.


Tipos de Implantes Dentários

Existem dois tipos de implantes dentários:

  • o implante dentário em titânio: apresenta total compatibilidade com os tecidos do nosso organismo e resultados amplamente comprovados ao longo do tempo, razão pela qual continua a ser considerados como o estado da arte dos implantes dentários.
  • o implante dentário em zircónia: também conhecidos como cerâmicos - têm vindo a ser cada vez mais usados, tanto por serem esteticamente mais agradáveis, como por terem menos potencial de aglomeração bacteriana.

Aliás, vários clínicos de referência na área referem que esta o implante dentário de cerâmica pode mesmo vir a ser o futuro dos implantes dentários. Neste momento, as duas opções são viáveis.


Colocação de Implantes Dentários

A colocação de implantes implica várias fases:

  1. Planeamento

Na fase do planeamento estuda-se o caso e é feito um exame clínico e radiográfico, bem como um check-up de Saúde Oral antes da colocação do implante dentário. Convém esclarecer que caso seja verificada a necessidade de realizar tratamentos dentários, este serão feitos antes do procedimento.

  1. Cirurgia

Este é um procedimento muito simples e rápido, sendo realizado no consultório e com anestesia local.

Depois de colocada a raiz, que é o implante de titânio ou cerâmica, podem-se colocar os dentes provisórios às vezes até no mesmo dia ou 24 horas depois.

Os dentes permanentes são colocados ao fim de alguns meses, depois do organismo aceitar a raiz colocada com dentes provisórios. Nessa altura, o dente provisório é substituído por uma coroa de cerâmica por cima do implante.

  1. Restauração

A fase restauradora trata da prótese a colocar sobre o implante, equilibrando função e estética mediante a avaliação de cada caso.

Essa fase pode ter lugar no mesmo dia da cirurgia, aquando da colocação do dente provisório, ou até 6 meses depois, quando o dente permanente é finalmente colocado.

  1. Cuidados a ter

Os cuidados a ter depois do procedimento são muito simples:

  • reforçar os cuidados de higiene oral
  • ter atenção à alimentação durante a primeira semana depois da cirurgia
  • tomar a medicação prescrita a tempo e horas
  • fazer gelo sob a zona intervencionada
  • evitar atividade física intensa
  • evitar movimentos bruscos com a cabeça
  • evitar a exposição ao sol e calor
  1. Manutenção

Não se pode dizer que se é a melhor clínica de implantes dentários sem salientar que não é apenas o procedimento em si que ditará o sucesso final desta intervenção. A manutenção é muito importante. Esta traduz-se em cuidados de Higiene Oral diários e idas regulares ao dentista.

De forma genérica, e salvo alguma recomendação do médico dentista fruto de uma condição de saúde particular e dos cuidados a ter, não é necessário preocupar-se excessivamente.

Este procedimento não obriga a repouso nem precisa de meter baixa no trabalho. O paciente pode ter uma vida perfeitamente normal durante a sua recuperação, seguindo escrupulosamente as recomendações do médico dentista.

Qualquer dúvida que tenha sobre este tema, fale connosco.


Agende já a sua consulta

Faça agora o seu pré-agendamento, responderemos com a máxima brevidade.

Escolha o dia e o horário preferencial:

Clínica Dentária em Queluz, Sinta - Lisboa
N.º Registo 12246
E103359

Licença 1957/2011

Livro de Reclamações

Horário de Atendimento

Segunda-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Terça-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Quarta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Quinta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Sexta-Feira
10h às 13h » 15h às 19h30
Sábado
Fechado
Domingo
Fechado
Enviar mensagem
Precisa de ajuda? 😊
Olá! 👋 No que podemos ajudar?
Clique no botão abaixo e envie-nos uma mensagem no WhatsApp.