Saúde Oral Infantil
O especialista é um dentista de crianças, um dentista para crianças, e, sobretudo, um embaixador da saúde oral infantil.
Na clínica dentária de Queluz - Maxiclin, a sua , levamos os mais pequenos muito a sério, razão pela qual partilhamos uma série de conselhos sobre a consulta de odontopediatria que temos disponível para os nossos jovens pacientes.
Seguro e Eficaz
Processo Rápido
Resultado Imediato
O que é a odontopediatria?
A odontopediatria é uma área da medicina dentária dedicada não só ao diagnóstico de saúde oral na criança, como também à promoção de bons hábitos que mantenham essa saúde vigorosa até à chegada à vida adulta.
O primeiro grande benefício da odontopediatria é a promoção e a manutenção de um sorriso são desde terna idade. Simples. Indo de forma regular à consulta de odontopediatria com os seus filhos, os problemas dentários podem ser detetados a tempo e horas – e tratados – seja com dentes de leite ou dentes definitivos. Importante é também a criação do hábito de ir ao dentista, o que irá sempre impactar a vida adulta.
É importante tratar convenientemente dos dentes de leite, pois estes são fundamentais para o desenvolvimento de uma mastigação, deglutição, fonética e estética normais. Os dentes de leite são também importantes para manter o espaço para os dentes definitivos.
Numa clínica médica de odontopediatria e numa primeira consulta de dentista para bebé, orienta-se os pais sobre Higiene Oral, dieta, prevenindo-se também problemas como a má oclusão dentária. Para além disso tratam-se problemas específicos – como cáries.
Cáries
Um dos maiores desafios para os pais, para os dentistas e para os bebés são as cáries, que podem surgir precocemente em forma de cárie de biberão. Esta acontece devido à amamentação ou alimentação com biberão não ser acompanhada de uma boa Higiene Oral.
É uma cárie aguda e agressiva, que evolui rapidamente, provocando dor e a destruição de dentes num curto espaço de tempo. Um dente de leite com uma cárie é um ponto infecioso que pode afetar não só a formação dos dentes definitivos, como a saúde das crianças no geral.
A primeira ida ao dentista
A primeira visita ao dentista deve acontecer por volta dos 6 meses. O dentista para bebé irá então elencar uma série de recomendações de higiene oral, nutrição, bem como avisar para hábitos os nocivos que se pretende evitar.
Até para o bem-estar da criança e para a sua futura relação com o consultório do médico-dentista, é importante que a primeira consulta não aconteça apenas como reação a um problema - prevenção é a chave.
Maus hábitos
A respiração pela boca, o uso em excesso do biberão ou da chupeta, e o chupar o dedo prejudicam o normal crescimento das arcadas dentárias, podendo assim causar alterações na posição dentária.
Já a amamentação natural é fundamental para um bom desenvolvimento das arcadas dentárias, perfil facial e músculo.
Higiene oral em crianças
Nas consultas de odontopediatria, o dentista irá educar a família sobre o método de escovagem mais adequado a cada idade. A escovagem varia em função da idade e a Direção-Geral da Saúde tem recomendações claras sobre este tópico:
- até aos 3 anos, deve ser feita duas vezes por dia pelos pais uma das escovagens deve acontecer ao deitar. Pode usar-se uma gaze, uma dedeira ou uma escova macia pequena.
- dos 3 aos 6 anos, a escovagem já pode ser feita progressivamente pela criança – com a supervisão e auxílio dos pais – duas vezes por dia, uma delas ao deitar. A quantidade de dentífrico deve ser igual à unha do 5º dedo da criança.
- a partir dos 6 anos, a escovagem deve ser feita pela criança, duas vezes ao dia, com a supervisão e auxílio (caso necessário) dos pais – e com uma escova macia. A quantidade de pasta dentífrica com flúor deve aumentar para o tamanho de uma ervilha pequena, ou até 1cm de dentífrico. Uma pasta dentífrica com flúor ajuda a prevenir o aparecimento de cáries.
Fio dentário
A partir dos 4 anos, o uso de fio dentário deve ser promovido pelos pais. O uso de fio dentário irá permitir a remoção de restos alimentares e de placa bacteriana entre os dentes.
Dieta e nutrição
Uma alimentação equilibrada é a maior aliada no desenvolvimento de dentes saudáveis, fortes e resistentes. Para tal, a criança deverá ter uma dieta rica em cálcio e fósforo. Os doces devem ser evitados.
Tem dúvidas sobre odontopediatria? Quer saber tudo sobre odontopediatria? Até que idade e quando se deve ir ao dentista para bebés? Contacte-nos. Teremos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.
Agende já a sua consulta
Faça agora o seu pré-agendamento, responderemos com a máxima brevidade.